INFORMES DO SINDSASC

27/04/2016 11:47

O SINDSASC recebeu, no último dia 20/04, o comunicado da DIGEP da SEDESTMIDH trazendo ao conhecimento da Circular nº 6/2016 da SUGEP/SEPLAG referente à Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI).

Partindo de uma declaração de inconstitucionalidade, acatada pelo Desembargador Silvânio Barbosa dos Santos, a SEPLAG determinou a todas as secretarias a redução das VPNI aos valores de junho de 2011. Trata-se dos pagamentos dos quintos e décimos que serão alterados na linha do decidido pelo TJDFT. Contudo, tal decisão não implica na devolução de valores.

Essa medida, conforme noticiado pela imprensa, afetará aproximadamente 21 mil servidores (as) do GDF entre os quais os (as) da assistência social e carreira socioeducativa.

Diante desse fato encaminhamos a documentação pertinente para apreciação da nossa assessoria jurídica. Proporemos aos demais sindicatos uma ação conjunta.

Vale ressaltar que a razão preponderante da mencionada inconstitucionalidade, declarada no acórdão do TJDFT, foi o “vício de iniciativa”, já que a emenda à Lei 4584/11 se deu por iniciativa do Poder Legislativo e não do Poder Executivo.

Ante isso, a fim de preservar a IRREDUTIBILIDADE na remuneração dos servidores, cuja perda aquisitiva é notória, cabe ao executivo tomar a iniciativa de corrigir tal situação, enviando à Câmara Legislativa um Projeto de Lei que altere a lei agora contestada, mantendo irredutíveis o pagamento dos quintos ou décimos dos servidores, convertidos em VPNI.

Essa decisão judicial, originada de uma ação proposta pelo MPDFT, acaba por se traduzir em severas perdas remuneratórias. O governo, incapacitado como está, parece mesmo determinado a jogar o ônus de toda a crise sobre os servidores.

===========================================================================================================

Atenção todos e todas: vamos pressionar o governo a retomar as negociações. Liguem na Subsecretaria de Relações do Trabalho, exigindo a reunião com o sindicato. O número é 33129944

AGENDA DO SINDSASC

Atividade

Dia/hora/local

Pauta

Reunião aberta da diretoria do sindicato

28/04, 19 horas, no sindicato

Base sindical; Conjuntura; Eleição do Sinpro; Mobilização pela Pauta Geral de Reivindicações; Jurídico

Reunião com servidores(as) que podem se aposentar até 2018

02/05, 16 horas, no sindicato

Esclarecimentos sobre a legislação referente a aposentadoria

Reunião no CREAS Samambaia

03/05, 9 horas

Informes do Sindicato e situação da Unidade

Reunião com servidoras(es) da Semidh e ativistas do movimento de mulheres

04/05, 17 horas,

CEAM, Estação do Metrô da 102 Sul.

Vinculação da luta sindical com a defesa de políticas públicas

12/04/2024

PROSSEGUE A LUTA EM DEFESA DO CECON GAMA LESTE

12/04/2024